Já ouviu falar de Partnach Gorge, na Alemanha? A gente te apresenta…

O que faz um destino entrar na nossa wishlist tem “n” variáveis. Há os sonhos de quase uma vida, que surgiram com livros e filmes; os relatos de conhecidos que alimenta(ra)m nossa vontade; as redes sociais que espalham a beleza em fotos encantadoras (falarei sobre a influência de Instagram e Pinterest mais pra frente); ou, simplesmente, informações escondidas na web que despertam nossa curiosidade. Com Parnchat Gorge, na Alemanha, foi justamente isso que aconteceu. E que grata surpresa foi encontrar esse lugar surreal!

O outono é uma época interessante para visitar Parnchat Gorge, pois a combinação de cores naturais é incrível
No outono, a combinação das folhas coloridas no chão, a água esverdeada e os paredões de pedra (limestones) formam um cenário encantador
A trilha em Parnchat Gorge tem pouco mais de 700 metros de extensão, acompanhando o rio
São cerca de 700 metros no caminho estreito e protegido que acompanha o rio Parnchat entre as paredes rochosas

Parnach Gorge (Partnachklamm, no alemão) é um desfiladeiro na cidade de Garmisch-Partenkirchen, declarado monumento natural em 1912, e é atravessado pelo rio Partnach. Tem cerca de 700 metros de comprimento, com paredões de pedra (limestones) com mais de 80 metros de altura em determinados pontos. Em certos trechos, é preciso atravessar túneis dentro desses paredões.

Quem visita o lugar faz todo o trajeto numa trilha estreita margeando o rio – aliás, sua cor é de deixar qualquer um de queijo caído. Curiosidade: o rio, entre outras fontes, é alimentado pelas águas provenientes do derretimento de neve da montanha Zugspitze, o conhecido ponto mais alto da Alemanha, a aproximadamente 30 km dali.

Água por todos os lados em Parnchat Gorge: no rio, caindo dos paredões de pedra, quase cachoeiras
É impossível não se molhar em Parnchat Gorge, mesmo que seja um pouquinho. O caminho é estreito e a água que cai em certos trechos dos paredões não dá trégua

Não importa a época do ano, você vai sair de lá molhado (ok, é exagero; só um pouquinho, o que no verão deve ser uma delícia e, em dias mais frios, não é nada que uma blusa impermeável não isole).

É que, do alto das montanhas, também cai água, criando um cenário fantástico. Somada à força do rio em determinados trechos, só não podemos dizer que é um passeio silencioso.

Para ter uma noção do barulho que a água provoca, dá um play no videozinho abaixo:

Os paredões de pedra chegam a 80 metros de altura em Parnchat Gorge, na Alemanha
Em certos trechos, os paredões de pedra (chamados de limestone) são bastante próximos e chegam a mais de 80 metros de altura

Visitamos Partnach Gorge no outono (em novembro de 2016), mas a área fica aberta a maior parte do ano, inclusive durante o rigoroso inverno germânico. Mas é melhor checar no site oficial (em alemão) porque a área pode ser fechada em certas ocasiões por segurança.

A propósito, foi bem bacana a experiência em pleno outono, pois encontramos um mix de folhas coloridas no chão e as árvores do caminho já ficando branquinhas, cobertas pela neve. E pelas fotos que vimos na web, em pleno inverno, a água que cai pelas paredes fica congelada, num visual quase mágico – boa desculpa para retornarmos, diga-se.

Paredão avança sobre o rio enquanto a água cai desde cima da estrutura do lado oposto, em Parnchat Gorge
O visual é incrível: de um lado, a água caindo num ritmo frenético (e barulhento); no outro, o paredão avançando sobre o rio Parnchat
A trilha entre os paredões de pedra intercala trechos iluminados ou mais escuros em Partnach Gorge
Os trechos oscilam entre bastante iluminados, por causa da luz natural que invade o espaço, e mais escuros, onde as rochas se encontram

Depois de percorrer os cerca de 700 metros, chega-se a uma área aberta, um vale tão encantador quanto a formação atravessada. É ali que começam várias trilhas para a região – a Reintal Valley. Nós preferimos voltar pelo mesmo caminho, mas muita gente segue as demais opções. Há ainda um teleférico que não exploramos, além de uma ponte de ferro a 70 metros de altura acima do desfiladeiro.

Janelas naturais dentro de túneis entre as rochas, em alguns trechos da trilha em Parnchat Gorge
Em alguns trechos da trilha é preciso atravessar túneis entre as rochas. O visual das “janelas naturais” é um arraso!
Fim da trilha de Parnchat Gorge, da Alemanha
No fim do caminho entre os paredões de pedra, o rio Parnchat corre calmo, numa área de acesso a várias trilhas da região

Garmisch-Partenkirchen ica no sul da Alemanha, a cerca de 95 km de Munique, 65 km de Füssen (última cidade da Rota Romântica) e outros 65 km de Innsbruck, já na Áustria.

Chegar em Parnchat Gorge não é difícil. De carro, é preciso deixar o veículo no estacionamento do Estádio Olímpico de Esqui de Garmisch-Partenkirchen – que para nós, desacostumados com esportes de inverno, já é curioso. De ônibus, desde o centro da cidade, basta pegar as linhas 1 ou 2 e descer na parada do Estádio Olímpico.

Do estacionamento no estádio até a entrada do desfiladeiro são aproximadamente 20 minutos de caminhada – há opção de carruagem, que não vimos no dia da visita. A verdade é que mal se sente a pernada, pois o trecho revela paisagens encantadoras.

Outra coisa: o passeio é bem em conta. A entrada custou 4 euros por pessoa (nov/ 2016).

Em pleno outono, as árvores que rodeiam a entrada de Parnchat Gorge já são cobertas por neve
A chegada ao início da trilha de Parnchat Gorge já é um presente e tanto para quem se aventura entre os paredões de pedra
Acesso ao Parnchat Gorge, na Alemanha
São cerca de 20 minutos caminhando do estacionamento até a entrada de Parnchat Gorge. No caminho, paisagens incríveis

(Fotos e vídeo: Glau Gasparetto e Adriano Dias/ Vida Wireless)

Gostou? Siga o Vida Wireless nas redes sociais para não perder nenhuma novidade:
Facebook | InstagramTwitter | Pinterest | Linkedin

Navegar