Escritório do dia

Quando o barulho pode incomodar

Ekoa Café [São Paulo, Brasil] Nesta semana, trocamos a tarde de home office para trabalhar numa cafeteria, como tanto gostamos de fazer. Aproveitamos a necessidade de uma reunião com parceiro e unimos o útil ao agradável. Lugar bonito, aconchegante, cardápio simpático, mesas espaçosas e… gente barulhenta por perto. Demos azar, resumindo. Na mesa ao lado, duas jovens empolgadas com projetos de viagens provavelmente não perceberam que falavam mais alto que o recomendável. E que, na animação do…

Trocamos o 13º salário por tempo para nós

Bamberg [Alemanha] Fim de ano aí e muita gente comemorando o dinheiro extra que caiu (ou ainda vai cair) na conta. É o sempre bem-vindo 13º salário. Durante 20 anos, ele também foi nosso motivo de felicidade todo novembro e todo dezembro, até que… Até que abrimos mão dele por algo que nos faz sorrir mais ainda. Concordamos em não ter mais esse benefício em troca de mais tempo para nós e para fazermos o que…

Mobilidade e o 3G/ 4G na Alemanha

Passau [Alemanha] Durante as viagens em que dispomos de mais tempo livre, ter acesso ao 3G é fundamental. Contamos com as vantagens da mobilidade para desfrutar melhor dos lugares, podendo ir e vir a qualquer momento, sem ter que carregar o laptop na mochila, mas sempre com um olho nas descobertas e outro no smartphone – vai que surge uma urgência, certo? Na Alemanha, adquirimos o SIM card da Aldi Talk, da rede de supermercados onipresente no…

Usando SIM Card na Áustria

Traunkirchen [Áustria] Gostamos da Áustria – país que até ano passado não conhecíamos – por muitos motivos. É um lugar lindo, organizado, com natureza surpreendente (a bucólica Traunkirchen, da foto, é muito agradável). Além disso, tem infraestrutura ótima, inclusive para quem precisa trabalhar. Com tempo livre e adorando conhecer tudo o que aparecia no nosso roteiro, pudemos explorar uma parte da Áustria sem nos preocuparmos com conexão à internet. Tudo porque o serviço oferecido naquele país é ótimo. Quase todo…

Um home office na Áustria

Holiday Apartment next to Salzburg [Obertrum am See, Salzburg, Áustria] A turma que quer trabalhar + viajar + economizar sabe que precisa escolher a hospedagem com alguns detalhes para tirar o melhor proveito do bolso e da experiência. Sim, é possível reproduzir seu home (sweet) office em qualquer lugar do mundo (como a gente conseguiu na Áustria). O que você não pode esquecer nessas horas: Localização é meio óbvio, mas nem sempre o custo das locações…

Leve seu trabalho para viajar

Landsberg am Lech [Alemanha] Ei, você, que trabalha em casa, no seu doce “home sweet office”. Essa conversa é contigo. Diga uma coisa: o que te impede de fazer as malas, colocar seu laptop e seu smartphone na mochila e viajar? Por que não mudar de ares, conhecer novos lugares, sem deixar de lado seu ganha-pão? Apostamos que você já trocou sua casa por outros lugares alternativos – uma cafeteria, uma biblioteca, um coworking da vida.…

Os aplicativos mais usados durante as viagens

Weikersheim [Alemanha] Já falamos sobre os aplicativos e sites indispensáveis para as viagens como um todo, do planejamento ao “dia a dia” (mais de 50, um listão superútil). Alguns deles, entretanto, são bem mais usados que outros. Mapas (Google Maps, principalmente) não correm o risco de perder a primeira posição tão cedo. São imprescindíveis para o ir e vir, para sabermos onde estamos, encontrarmos dicas de transporte público etc. Mas se a questão é trabalho,…

Achados do acaso

Casa de La Madre [Porto Alegre, Brasil] Uma das situações mais legais da #vidawireless é encontrar cantinhos gostosos para trabalhar, sem estar, necessariamente, buscando por eles. Sabe aquela coisa do “vamos tomar um café ali?” e, quando você entra no lugar, se dá conta de que passaria tardes naquele ambiente, bebericando um cafezinho e experimentando tortas doces, aproveitando o wi-fi gratuito e o clima agradável? Pois foi isso que aconteceu na capital gaúcha, numa segunda-feira que precisávamos esperar o…

Um dia de cada vez

BJ Brown Hotel [Beijing, China] Se tem algo que a gente aprendeu rapidinho nessa #vidawireless é a necessidade de adaptação diante de novas situações – o mais brevemente possível. Depois de uma temporada nada agradável num hospital na China (falo mais sobre isso num outro momento aqui), a alternativa foi rever todos os planos e redefinir as prioridades. Nesta viagem específica, significou abdicar de parte do roteiro programado (Shangai, Japão e a própria capital chinesa ficarão para uma próxima vez) e respeitar os limites…

Primeiro vem o choro, depois…

Zhangjiajie April Hostel [Zhangjiajie, China] Sabe aquele roteiro que você sonhou um monte, que viajou quilômetros e quilômetros, enfrentou um deslocamento tenso até ele e, quando chega ali, a natureza interfere e você não pode curti-lo do jeito que planejava? Estar em Zhangjiajie, interior da China, embaixo de chuva quase em tempo integral, teve esse gostinho. Não foi a primeira, nem a segunda, nem será a última vez que isso acontece. Logo de cara, é óbvio, vem a…

Navegar