7 maneiras de aumentar o foco no home office (ou em qualquer lugar de trabalho)

Você pode ter disciplina, mas se não tiver foco, sua produtividade vai ficar aquém do esperado. É aquela velha história: essas duas características ~precisam~ seguir alinhadas para que seu rendimento seja alto, estando no home office ou trabalhando remotamente de qualquer lugar do mundo.

Ah! A ideia não é te transformar numa maquininha com alta performance, que produza muito mais do que esperado e encha o bolso (seu ou de outras pessoas) de dinheiro. Longe disso!

Ao contrário, ter foco no trabalho significa terminar as tarefas de maneira mais rápida, justamente para que você tenha bastante tempo livre para fazer o que bem entender, para “viver sua vida”. Ninguém gosta de passar o dia diante olhando para a tela do computador vendo seu dia passar pela janela, não é?

“O foco é uma capacidade necessária para nossa vida, que vai desde uma conversa no mundo corporativo até um café com a família. Sem foco não dá para fazer tudo bem feito”, resume a psicóloga Jocely Burda, coordenadora dos cursos de Graduação Tecnológica de RH e Processos Gerencias e do MBA Gestão Estratégica de Pessoas, da Faculdade Estácio Curitiba.

Ela, que sempre precisou encontrar formas de atender às expectativas, tanto suas como do mercado, descobriu com suas pesquisas que 15% das pessoas não conseguem se entregar totalmente às atividades que precisam realizar. A boa notícia: esta habilidade pode ser desenvolvida.

“Busquei essas alternativas e as coloquei em prática e estão me ajudando muito”, diz Jocely, que tem uma agenda cheia de atividades e, com frequência, necessita aumentar seus resultados e melhorar seu processo de tomada de decisões.

Aqui, ela abre o jogo e compartilha as técnicas que têm dado certo com ela, garantindo mais foco em seu dia a dia. Pode ser que isso ajude você em seu processo também.

  1. Avalie “como anda seu foco”. “Seja sincero! Verifique se seu foco tem flutuações durante o dia, se existe algum momento em que você sente que sua concentração é menor”, ensina a especialista. Uma vez identificado em qual momento você tem dificuldade para engrenar, ocupe-se com outra atividade. “Faça algo neste horário que não requeira elaboração mental pois, assim, aproveitará melhor seu tempo”, diz.
  2. Faça listas com metas e resultados que você precisa cumprir e alcançar. “Desta forma, terá clareza sobre quais são as tarefas mais importantes do dia e que não podem ser deixadas de lado”, esclarece Jocely. As grandes demandas devem ser fracionadas. Assim, você se concentra em tarefas pequenas até alcançar o todo, ao final. Detalhe: estabelecer prazos para a conclusão de cada item da lista é fundamental.
  3. Busque ambientes que ofereçam menos distrações e organize o local de trabalho. Não importa se está em casa, em algum escritório, home office, coworking, aeroporto, cafeteria… Procure sempre espaços mais tranquilos e mantenha ordem ao seu redor. Isso elimina distrações.
  4. Evite distrair-se com a internet. Nada de ficar com as redes sociais abertas no navegador. “Só entre em sites que façam parte das atividades que definiu em sua lista naquele momento”, sugere Jocely. E, é claro, desligue as notificações no smartphone também.
  5. Estabeleça horários para mensagens. Isso mesmo! Verifique as mensagens que chegam no e-mail ou nas redes sociais e interaja com seus contatos em intervalos predeterminados. Se sentir dificuldade em se abster por muito tempo, comece com uma frequência mais curta e, depois, vá aumentando a pausa.
  6. Evite conversas paralelas. “Quando estiver realizando suas atividades, peça para as pessoas mais próximas não interferirem quando estiver concentrado”, comenta. Uma dica é usar um fone de ouvido, mesmo que não esteja ouvindo música.
  7. Pratique meditação ou alguma atividade manual. “Estas práticas permitem redução da ansiedade e proporcionam calma”, afirma Jocely.

(foto: barnimages.com | flickr | creative commons)

Navegar