“Vocês são ricos? Viajam tanto…” Acredite: já perdemos as contas de quantas vezes ouvimos isso. Obviamente, a resposta é “não”. Nunca tivemos uma conta bancária rechonchuda, de causar inveja a qualquer mero mortal. A fórmula por trás das nossas muitas viagens é economizar bastante, em tudo o que for possível – inclusive (ou principalmente) na compra de passagens aéreas. Hoje, depois de visitarmos em torno de 35 países, já podemos elencar algumas coisinhas que aprendemos…
Antes de tudo: se for viajar pelo Brasil, o melhor momento para comprar passagens de voos domésticos é o fim de semana (a partir de sexta à noite), quando as companhias aéreas lançam promoções e feirões. Uma boa maneira de saber quando essas pechinchas ocorrem é assinando a newsletter das cias aéreas. Só não confie 100% nesse recurso, porque nem sempre elas avisam.
Também é interessante acompanhar blogs e sites que se dedicam a apresentar promoções e preços especiais, como TripCo (nosso filho número 2), Melhores Destinos, Passagens Imperdíveis, Passageiro de Primeira.
Mas é bom ressaltar, desde o começo, que não adianta ter muita esperança de encontrar dezenas de promoções para feriados. As companhias até disponibilizam algumas passagens com preços bons para essas datas, mas são poucos assentos como atrativo para as vendas. Geralmente é um número limitado de um ou alguns voos e as oportunidades costumam acabar rapidinho. E não tem choro, nem vela: as companhias aéreas não vão disponibilizar mais assentos quando os preços promocionais acabarem.
Ah! Também não espere encontrar promoção para a semana seguinte. Até podem existir, mas é mais comum que as passagens sejam para os meses próximos, ok? Outro detalhe: saiba que, provavelmente, passagens em promoção não são de voos diretos. Se quiser comprar, gastando menos, já saiba que vai encarar escalas ou conexões durante o trajeto.
Agora, falando especificamente sobre voos internacionais, há algumas situações pra se levar em conta e economizar na aquisição de passagens:
- Se você tem flexibilidade de datas, nossa dica é comprar a passagem até 1 mês antes da viagem. Comece a pesquisar quando faltar em torno de 3 meses e, se puder, aguente até 1 mês antes. Suas chances de conseguir uma boa promoção aumentam bastante, pois as companhias aéreas vão tentar liquidar os assentos ainda disponíveis. Mas é um risco; pode ser que dê certo, pode ser que não dê.
- Se você tem uma data certa para a viagem e ela não coincide com nenhuma pechincha que encontrou, pode usar algumas ferramentas de alerta de promoções que existem por aí, como o Voopter e o Kayak. É só cadastrar a data que pretende viajar e os serviços te avisam por e-mail sobre bons preços.
- Para comprar passagens de voos internos em outros países, que geralmente contam com muitas companhias low cost, recorra a ferramentas de busca como a do eDreams e do próprio Kayak.
Ainda pensando na redução dos gastos, mais uma questão a lembrar é que, de maneira geral, no mundo todo, nos países de clima tropical ou com forte apelo turístico, os meses de julho e agosto costumam ser mais caros, porque coincidem com as férias escolares da Europa e dos Estados Unidos. É a época que europeus e americanos mais viajam e isso acaba refletindo nos preços das passagens. Ou seja, não tenha muita expectativa de encontrar grandes promoções para estes meses.
Mais uma dica que pode refletir no bolso nas viagens internacionais é simular diferentes roteiros, se você for visitar mais de um país. O simples fato de trocar a ordem dos lugares que pretende visitar, indo para uma cidade/ país antes do outra/ o que estava planejando, resulta em economia de bons trocados.
Nessa mesma linha, avalie se não compensa chegar por uma cidade (ou país) e voltar por outro. Por mais que comprar passagem de ida e volta para um lugar específico sempre signifique valor menor, às vezes, o que se paga para adquirir um voo de volta para o país de entrada, mais hotel, mais táxi, mais (…) pode sair mais caro que a opção menos convencional.
E aí, depois de tudo isso, surge a dúvida clássica: como saber se preços numa promoção são bons? Dica bacana vinda direto do TripCo é a ferramenta que estabelece tarjas coloridas para os preços, indicando se valem a pena.
- Tarja laranja significa que é uma passagem em conta. É um preço dentro ou um pouco abaixo da média geralmente oferecida pelas companhias aéreas ou sites parceiros.
- Tarja amarela mostra que a passagem é muito barata, ou seja, o valor está abaixo da média de preço praticada.
- Tarja azul vale para passagens com preços incríveis, daquelas para comprar na hora, porque o valor está muito, muito abaixo da média.
- Tarja cinza equivale a um preço normal ou maior que a média, inclusive.
Aliás, regra geral para voos domésticos e internacionais: se encontrar uma promoção, não pense muito sobre o assunto, porque elas acabam rapidinho. Para não perder tempo, faça uma lista de possibilidades de datas e destinos que quer e até que preço está disposto a pagar. Também combine com as pessoas que devem viajar contigo.
Tendo essas definições à mão e o OK de todo mundo, não perde tempo com essas questões e consegue comprar as passagens rapidamente, sem precisar ficar telefonando e confirmando com cada um do grupo, né?
Gostou? Esse foi o tema do programa dessa semana na TV Nômade, via Periscope. A reprise da transmissão, feita a partir de Gili Air, na Indonésia, você confere abaixo:
Upgrade em 06.12.15:
Falamos sobre esse assunto também para a Marie Claire Online. Confira as dicas para as férias de fim de ano + as regras de ouro para viajante.
Foto: Julia P. | flickr | creative commons