Como tirar proveito das redes sociais para o networking

falamos aqui como o networking, essa palavrinha antiga no vocabulário profissional, segue firme e forte nas nossas vidas. Se já era importante no mundo corporativo, mostra-se indispensável no dia a dia remoto.

Verdade seja dita, a turma que carrega o escritório nas costas enfrenta um pouquinho mais de dificuldade para fortalecer sua rede, uma vez que não tem tanto contato direto e diário com outras pessoas, como o proporcionado pelo ambiente corporativo. Por isso, uma alternativa é explorar as redes socais.

Erika Lotz, administradora e professora de RH da Faculdade Estácio Curitiba, dona do Estúdio de Coaching que leva seu nome, argumenta que o ambiente virtual funciona como uma espécie de “vitrine” para o mundo e revela a todo o momento as escolhas que fazemos. “O ponto-chave é que expressa dados sobre a nossa personalidade, ideologias, crenças e valores. Comunica como queremos ser vistos e representados publicamente”, resume.

A especialista lembra que podemos utilizar as redes sociais para nutrir uma imagem ética, profissional e respeitosa e, também, como um desserviço à construção da imagem pessoal positiva, fundamental para a construção de um networking. É tudo uma questão de escolha.

Com ajuda de Erika, listamos agora o que você precisa saber para explorar melhor seu perfil virtual, a fim de melhorar sua rede de contatos.

  • Redes sociais profissionais são imprescindíveis – o LinkedIn e as oportunidades geradas por ali que o digam! E não pense que se trata de uma necessidade apenas para quem quer seguir ou voltar para o mercado de trabalho convencional. As redes profissionais também ajudam a expor quem adota o trabalho remoto e/ ou home office, suas qualificações e projetos. Por isso, mantenha sempre seu perfil atualizado, publique textos, comente outras publicações, mostre-se ativo e presente. Seja lembrado!
  • As empresas que contratam seus serviços e os futuros parceiros de trabalho olham, sim, suas redes sociais pessoais, como FacebookTwitter e Instagram. Em razão disso, cuide do seu posicionamento online.
  • Falando nisso, é muito importante manter uma imagem coerente com o que publica. “De nada adianta publicar uma foto com terno e gravata em uma rede social voltada a contatos profissionais e, em outra, curtir e compartilhar mensagens de intolerâncias política, racial, sexual, entre outros”, exemplifica Erika. É necessário ter sempre em mente que tudo aquilo que você curte e compartilha oferece informações significativas sobre o seu perfil comportamental.
  • A dica principal é manter publicações respeitosas e jamais repassar conteúdos ofensivos e discriminatórios, o que compromete severamente a marketing pessoal nas redes sociais. “Não esqueça que, neste ambiente, pode estar um cliente em potencial ou alguém que é peça-chave para articular o seu acesso a uma oportunidade, evento ou pessoas importantes para a realização de uma meta ou objetivo”, lembra a coach.
  • As fotos também pedem cautela. Imagens publicadas em um contexto específico – baladas, excessos etílicos com colegas, por exemplo – podem até parecer engraçadas. Fora do contexto do seu círculo de amigos, oferecem o risco de manchar a imagem pessoal aos olhos do um cliente, organização ou parceiro que visita seu perfil.
  • Reclamações e negatividade não são nada sedutoras ao vivo, tampouco são no ambiente virtual. “Quem vive reclamando em redes sociais pode ser visto como alguém que não dispõe de muitos recursos internos para enfrentar adversidades e ultrapassar os desafios que fazem parte da vida”, avisa Erika.
  • Invista em projetos paralelos ou algo como seu portfólio online. Pode ser um site (mesmo que apenas com seu perfil e currículo), um blog… Também vale um perfil no Medium ou no Storia, por exemplo. Nessas situações, é legal abordar questões profissionais, mas não obrigatório. Falar de outros temas pode ser sua válvula de escape, seu plano B ou uma forma de mostrar sua versatilidade.

Aproximando-se de desconhecidos nas redes sociais

Se não é possível encontrar uma pessoa pessoalmente para uma aproximação, é possível fazer isso no ambiente virtual. “Ambas são excelentes oportunidades de fazer novos contatos”, avalia Erika.

Em primeiro lugar, lembre-se de regras básicas de educação e bom-senso. Isso é imprescindível também no ambiente virtual.

Se tem interesse em conversar com alguém nas redes sociais, encaminhe uma mensagem inbox ou envie solicitação de amizade, mas sempre escrevendo também por que está fazendo isso. Nada mais estranho que receber convite de quem nunca viu na vida e não saber por que está adicionando você, certo?

Caso vá enviar e-mails, lembre-se que textos longos não são recomendáveis. Seja breve e objetivo. “O primeiro contato é para posicionar na mente do outro o conhecimento da sua existência e gerar a curiosidade e interesse para um segundo contato”, explica Erika.

Nada de contar sua vida, seus problemas ou mesmo suas motivações nesse primeiro e-mail. Se quiser muito expor suas ideias para a pessoa, convide para um café. Antes disso, limite-se a se apresentar, de maneira sucinta.

(foto: pixel.la photo | flickr | creative commons)

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