Eleger prioridades é o segredo do mom office

Marina Breithaupt é mãe de 3 – Babi, 15 anos; Theo, 7; e Mel, quase 2. É blogueira – comanda o  Petit Ninõs e colabora com Disney Babble. É estilista e, junto do marido Bruno, sócia de uma confecção de uniformes para academias e equipes esportivas. Administra a rotina da casa, acompanha de perto a vida dos filhos e, sempre que pode, arruma as malas de toda a família e embarca em alguma viagem pelo Brasil ou pelo mundo. Como ela faz tudo sido? Priorizando o que elege como importante, garantindo que seu mom office funcione lindamente – o que nem sempre dá certo, como ela mesma mostra a “maternidade real” nas suas redes sociais Facebook, Instagram, TwitterYoutube e Pinterest.

A rotina parece uma loucura. E é. Mas foi uma escolha consciente dela e do marido, que decidiram trocar São Paulo por uma cidade menor, perto da capital, alguns anos atrás. “Parece lindo falar assim e talvez pareça que trabalhar no esquema de home office seja o paraíso – e não é. Tanto que tem muita gente que não se adapta. A casa tem uma rotina, as crianças têm outra e eu preciso me virar no meio disso tudo para trabalhar”, comenta.

Mesmo com tantas exigências, Marina vê muito mais prós do que contras na rotina que adotou como estilo de vida. “Acompanho meus filhos o tempo todo, sinto que não perco nada, principalmente agora que tenho um bebê e uma adolescente em casa, sem falar no menino cheio de energia, com as peraltices dos seus 7 anos. Posso acompanhá-los, cuidar do departamento de desenvolvimento de produtos da nossa confecção e ainda fazer uma das coisas que mais gosto, que é compartilhar minhas descobertas como mãe, através dos veículos para os quais eu produzo conteúdo”, avalia.

Petit Ninõs é o principal cartão de visitas de Marina, que optou pela mudança de vida antes do surgimento do blog. Quando decidiram experimentar uma “vida mais calma” na tranquilidade do interior, ela percebeu que não precisava estar na capital para exercer seu trabalho como estilista, profissão à qual se dedicou exclusivamente durante 6 anos. “No ramo da moda, por muito tempo, consegui desenvolver as coleções e fazer todas as peças-piloto das marcas para as quais trabalhava, sem ir ao escritórios todos os dias. Assim comecei a pegar gosto pelo mom office“, lembra-se.

Quando engravidou do segundo filho, Marina deu um tempo como estilista, até Theo ter quase 1 ano. Foi nessa época que nasceu o projeto na blogosfera, que hoje ela concilia com o trabalho na confecção, mais todas as responsabilidades de mãe que comanda a casa. “Muita gente me pergunta como conseguimos fazer isso, transformar nossa vida para poder trabalhar de casa. Bruno também fica parte do dia no home office e a gente se preparou para isso, pois sabíamos que essa era a vida que a gente sempre quis”, reforça.

Ou seja, encolheram a estrutura da empresa e descobriram que era OK ganhar menos se gastassem menos também. “Nosso foco  é o tempo que passamos juntos. E nossa qualidade de vida aumentou muito”, afirma. Mas, é claro, não tem mágica.

A palavra-chave da vida é Marina é “priorizar” – o seu segredo para exercer tantos papéis. “Acontece muitas vezes – na verdade, quase sempre -, de eu invadir a madrugada para escrever ou lavar roupas. Muitas vezes o dia passa e eu simplesmente não consigo fazer o que preciso em outras áreas, mas priorizo o que é necessário e literalmente finjo não ver a louça para lavar ou as roupas se acumulando na tábua de passar. Faz parte do mom office; alguma coisa deixará de ser feita!”, reconhece. E tudo bem, gente!

Planejamento x organização

Além de priorizar o que considera importante, Marina também se planeja e se organiza, sobretudo para ganhar tempo na cozinha, tarefa que consome boa parte da agenda de uma mãe que opta pelo home office.

Um de seus segredos é reservar parte de algum dia da semana para preparar várias refeições e deixar tudo congelado. “Faço isso há mais de um ano e posso garantir que é o segredo da minha sanidade mental no momento”, afirma. Na sua casa, as refeições precisam seguir horários, pois os filhos têm atividades extracurriculares e essa foi a maneira que ela descobriu para não perder as manhãs entre as panelas.

No esquema atual, Marina elegeu os sábados para essa tarefa. “Deixo verduras e frutas lavadas e cortadas e tudo pronto para consumo. Faço vários pratos para os dias da semana”, conta. Pode parecer que leva muito tempo, mas ela garante que compensa. “São algumas horas que salvam muito tempo nos outros dias”, argumenta.

Outro investimento que faz sem cerimônia é em eletrodomésticos úteis. “Panela de pressão e fritadeira a ar elétrica são minha dupla de ajudantes, pois auxiliam muito no dia a dia. Parei de esquecer panelas no fogão, de queimar as coisas!!! Invisto sem dó em tecnologia se for para me ajudar a economizar tempo”, diz.

Viagens na agenda

Além de investir em mais tempo juntos e na possibilidade de acompanhar o crescimento dos filhos, o casal sempre buscou ter liberdade para viajar, o que já fizeram bastante e prometem repetir muitas e muitas vezes. “É fácil trabalhar de qualquer lugar do mundo, quando seu escritório mora basicamente no seu notebook e celular”, reforça.

Agora, com a filha mais velha no ensino médio, o ritmo das temporadas fora de casa caiu um pouco, pois só conseguem viajar nos períodos de férias escolares, ou seja, durante alta temporada. “Mas isso não nos impede de descobrir o mundo, vamos sempre encaixando as datas e estudando com ela quando precisamos estar fora”, finaliza.

(Foto: arquivo pessoal)

Navegar