Quem trabalha remotamente sabe muito bem que o home office, com raríssimas exceções, não combina com encontros de trabalho. Receber clientes, parceiros e mesmo colaboradores em casa nem sempre é possível – ou mesmo desejado – por uma série de limitações. Mas as reuniões não saem da agenda e, nessas horas, a melhor alternativa é recorrer a espaços alternativos. Em São Paulo, obviamente, não faltam opções. Dentre tantas, pedimos ajuda à jornalista e empreendedora Suzane Frutuoso para criar um listinha de bons lugares para uma conversa sobre negócios.
Suzane sabe bem quão prático é esse tipo de lugares, pois é frequentadora há anos. “Marquei muita entrevista quando atuava como jornalista, entrevistas e pesquisas do meu mestrado e mesmo para escrever/ pensar algo para o blog, o Fale ao Mundo“, lembra ela, também autora do livro Tem Dia que Dói. Desde janeiro, ela é sócia de Renata Leal na Mulheres Ágeis, uma plataforma de empoderamento feminino, projeto que exige muitas reuniões para parcerias e ações.
“Todos esses locais são perto de metrô ou da Paulista para facilitar que as pessoas se encontrem. Para mim, é fácil chegar neles, tanto de trem/metrô, como de ônibus. Ou de Uber, que uso bastante”, comenta.
A seguir, as dicas de Suzane para quem mora ou está de passagem por São Paulo e procura um bom lugar para encontros profissionais.
“Tenho uma relação de afeto com o Starbucks. A primeira loja da marca que conheci foi no começo dos anos 2000, em Houston, Texas, onde morei alguns meses durante um intercâmbio nos Estados Unidos. Era bem no caminho entre a universidade e a casa onde eu estava hospedada. Parava lá pra estudar. Anos depois, chega o Starbucks ao Brasil! E o meu preferido é o da Rua Haddock Lobo, também a uma quadra da Paulista, perto da estação Consolação do metrô. Gosto de lá porque é dividido em várias salas. Dá pra ficar sozinha em uma mesa ou usar uma longa mesa para uma reunião. Para quem prefere algo mais informal, tem sofás e pufes espalhados. É disputado, especialmente em dias bonitos de sol, quando todo mundo quer ficar no terraço”.
- Starbucks Haddock Lobo: Rua Haddock Lobo, 608, Cerqueira Cesar. Outros endereços no site.
“Quando estava no mestrado em Ciências Sociais na PUC, realizava todas as reuniões com minha orientadora nesse lugar. O café, claro, é excelente. E ainda tem um cinnamon roll de comer rezando. O atendimento é impecável. É verdade que entrei em desespero algumas vezes lá (rsrs), vendo que o prazo para entregar a dissertação chegava e ainda havia muito por fazer. Alguns cafés foram batizados com lágrimas (rsrs). Mas no fim, tudo deu certo. Defendi o mestrado em 2014 com nota 10! Agora, volto lá para reuniões na região do Jardins ou mesmo para tirar um tempo pra mim ou para escrever um texto para o blog”.
- Suplicy Cafés Especiais: Alameda Lorena, 1430, Jardins. Outros endereços no site.
“Tive uma reunião na loja da Vila Madalena há algumas semanas e achei bem bacana. A internet é boa. Tem um corredor cheio de plantas, arborizado, que dá num espaço de presentes e decoração ao fundo. É um café com minifloresta. O encontro foi na parte da tarde. Quando reparei com mais calma, quase todo mundo que estava próximo também fazia uma reunião de trabalho. Tem um ar rústico e ajuda a esquecer que a gente está na bagunça de São Paulo”.
- Pão Padaria Artesanal: Rua Mourato Coelho, 1039. Outros endereços no site.
“Foi um dos primeiros cafés que comecei a frequentar em São Paulo para reuniões, entrevistas e mesmo para curtir o café. Frequento a unidade de Pinheiros. Eu adoro café. Não passo um dia sem – já estou no patamar do vício (rs). E lá tem uns cafés especiais, blends de grãos. Sem contar as comidinhas. Dá para almoçar também. Gosto dos encontros no espaço ao fundo, com umas mesas e cadeiras rústicas, perto de um jardim legal, com cara de quintal. Mas tem (claro!) uns sofás bem confortáveis que convidam a uma leitura, a uma pesquisa em que a gente precisa ficar focado.”
“Esse espaço do Google, criado para empreendedores conviverem, trocarem ideias, participarem de eventos, completou um ano há poucos dias. Eu só comecei a frequentá-lo no começo deste ano, quando fundei junto com minha sócia, Renata Leal, a Mulheres Ágeis, empresa que promove workshops e seminários de desenvolvimento pessoal e profissional para o público feminino. Para usar o local e se tornar membro da comunidade Google, é preciso se cadastrar no site. Você ganha um crachá que dá total acesso ao campus. Está a uma quadra da Avenida Paulista, do metrô Brigadeiro. Ou seja, é muito bem localizado para marcar reuniões. A internet também é excelente. Você não fica na mão em reunião por Skype. A infraestrutura é perfeita. Mas é um lugar cheio. Chegue cedo, por volta das 9 horas, ou tenha paciência para encontrar um lugar para se sentar”.
- Google Campus SP: Rua Coronel Oscar Porto, 70, Paraíso.
(foto: Starbucks | divulgação)
Gostou? Siga o Vida Wireless nas redes sociais para acompanhar as novidades:
Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest | Linkedin