Como o trabalho remoto ajuda a maternidade

Cada vez mais o trabalho à distância tem sido uma (ótima) alternativa para mães, que encontram nesta opção uma chance para ficarem mais perto e presente no dia a dia dos filhos. Já adiantamos que não é fácil, uma vez que as atividades pessoais e profissionais se acumulam, mas na balança de prós e contras, a escolha pela vida remota traz muitos benefícios para a maternidade.

A paulistana Nívea Salgado é um exemplo de quem fez a troca e não se arrepende. Dentista por formação, trabalhou na área durante 10 anos, até sua filha Catarina nascer. Ainda vieram mais 3 anos sem clinicar, mas fazendo trabalho gerencial na Prefeitura de São Paulo. Não bastasse, no início de 2012 ela criou o Mil Dicas de Mãe, hoje o maior blog de maternidade no Brasil (também presente no Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest).

Há 3 anos, diante da rotina maluca que toda mãe enfrenta, conciliando profissão e família, ela optou por deixar a carreira na odontologia e focar em seu blog e na produção de conteúdo. “Poder fazer meus horários em função da minha rotina com a Cacá foi um grande presente, pois dessa forma consigo estar mais presente nesses primeiros anos da vida dela”, resume Nívea.

Para ela, a flexibilidade e a autonomia foram as melhores descobertas deste estilo de vida. “Pelo fato de não ter chefe, não preciso responder a ninguém se tiver que cuidar da minha filha doente, em casa. Posso levar ao pediatra, à escola, à natação, e também optar por delegar o cuidado dela em um dia específico, quando tenho uma reunião importante”, exemplifica.

Além de poder acompanhar a rotina da filha mais de perto (e participar dela mais intensamente), Nívea destaca a possibilidade de ter uma rotina de trabalho mais flexível, focando nas tarefas profissionais quando a garotinha está dormindo ou na escola, por exemplo. “Não precisar fazer grandes deslocamentos, sobretudo em uma cidade grande, estando mais disponível para a vida em família, também é uma das vantagens”, aponta.

Infelizmente, nem tudo são flores. Nívea enxerga situações que a mãe no home office precisa aprender a administrar, como não confundir a vida pessoal com a profissional. “Um filho frequentemente interrompe o trabalho, e é preciso muito disciplina para não perder o foco. Também é ruim a situação contrária: você está em uma atividade com a filha e acaba tendo que interrompê-la para atender uma ligação ou mensagem do trabalho. Acontece…”, ilustra.

Disciplina, aliás, é imprescindível. “É preciso usar o tempo disponível para o que é realmente prioritário, porque a verdade é que você não tem muito tempo para o trabalho, se deseja ficar mais com a família. Então não dá para procrastinar!”, diz.

Há, ainda, certa dose de solidão e instabilidade. “Trabalhar em casa é não ter aquela infinidade de companheiros de trabalho – o que, às vezes, pode ser uma vantagem. Fora isso, se optar pelo trabalho autônomo, tem a falta de estabilidade. Você tem que matar um leão por dia, o que não acontece se você trabalha em casa, mas é empregada de uma empresa”, argumenta.

Um sonho atual e Nívea? Conseguir se desligar, ficar no off-line e ter mais momentos sem estar conectada à internet. “Isso porque você acaba trabalhando todos os dias, e raramente descansa”, diz. E nas oportunidades que tem para relaxar, como nas viagens curtas de fim de semana, a blogueira se esforça para adiantar o trabalho tanto quanto possível. Nessas ocasiões, dedica-se a curtir (muito!!) a família.

Já se o assunto são viagens mais longas, o computador e o celular são companheiros. “Sem um bom 3G e wi-fi eu não topo ficar em um lugar! E nessas ocasiões, no máximo, diminuo o ritmo de trabalho, mas continuo sentando pelo menos uma hora por dia para escrever”, conta.

Dicas de mãe multitarefa

Comandar o Mil Dicas de Mãe exige dedicação e capricho, o que Nívea tem de sobra. E ela compartilha alguns métodos que adota para dar conta do recado:

  • Aproveite quando o filho está em atividade ou dormindo. “Eu trabalho no período em que Catarina está na escola e depois que ela foi dormir. Quando o ritmo de trabalho se intensifica, acaba usando também a hora da natação ou do inglês para resolver as pendências mais fáceis”, diz.
  • Tire proveito da mobilidade. “Fico conectada o dia todo. O acesso mobile ajuda muito!”, conta.
  • Invista em bons equipamentos. “Faz diferença: eu troquei meu computador e percebi que minha produtividade aumentou em cerca de 30%, pois gastava muito tempo com bugs e demora para carregar páginas”, revela a blogueira.

(foto: arquivo pessoal)

Gostou? Siga o Vida Wireless nas redes sociais para não perder nenhuma novidade:
Facebook | InstagramTwitter | Pinterest | Linkedin

Navegar