5 dicas para não perder a motivação no trabalho remoto

Trabalhar remotamente – e sozinho – exige um tanto de disciplina para não perder o foco e/ou afetar a produtividade. Tem horas que o ritmo se torna puxado, você cansa e se sente sem objetivo e, por pouco, o ritmo não desanda. Verdade seja dita, é um exercício contínuo não fugir da rota. Por isso, motivação é palavra-chave, que pede bastante atenção no dia a dia.

O bom é que algumas atitudes ajudam nessas situações, como ensina a psicóloga Izabel Araujo, gestora de Talent Management da De Bernt. “Frente às frequentes mudanças nas relações de trabalho, dinamismo de comunicação e interfaces globais, o trabalho remoto ou em home office tem sido uma alternativa crescente, mas é muito importante observar algumas dicas se você pensa em adotar esta estratégia como opção de estrutura de trabalho”, diz ela.

Aqui, a especialista em orientação e transição de carreira lista 5 maneiras de garantir que seu propósito nunca saia de cena.

  1. Conheça-se. Quem trabalha em casa precisa se autoconhecer e saber identificar se seu perfil comportamental está alinhado com este estilo de vida profissional. “O autoconhecimento é fundamental neste cenário e vai ajudá-lo a perceber o seu nível de adaptação a um cenário mais isolado ou com relacionamentos menos frequentes”, afirma Isabel. De acordo com ela, pessoas com perfis muito relacionais – ou seja, que têm características voltadas para o social e gostam de se relacionar com os outros – tendem a ter dificuldades para se adaptar a estes modelos por necessidade de interações presenciais constantes no ambiente corporativo.
  2. Arrume seu home office. Sim, seu espaço de trabalho reflete diretamente no seu desempenho. De nada adianta assumir a vida remota em um cantinho improvisado da casa e querer fugir dali o tempo todo, por não ser um lugar agradável, não é mesmo? Para evitar esse grande erro, é preciso ficar atento a detalhes como ergonomia dos móveis, iluminação, acústica e tecnologia adequada. “Um ambiente mal-estruturado pode gerar estresse e perda de produtividade”, ressalta.
  3. Avise a família. Parece meio óbvio, mas quem mora ou está próximo precisa estar ciente de que sua casa também é um ambiente de trabalho. Fazendo um acordo com eles, você evita interrupções desnecessárias e barulhos que possam desconcentrá-lo – acredite, isso é muito importante! “A falta de atenção a estas questões pode impactar na queda de sua motivação bem como na qualidade de seu trabalho”, diz a expert em processos de coaching de lideranças
  4. Entenda que disciplina e foco são obrigatórios. Seguir uma rotina adequada também é fundamental para o sucesso no home office. Traduzindo, tenha horário determinado para iniciar e terminar seu trabalho, respeite os intervalos de refeições e de atividades externas fundamentais. Mas evite quebrar sua rotina com ações que podem levá-lo a perder o foco e impactar em suas entregas – redes sociais, televisão, por exemplo. (Leia também: Você precisa aprender a lidar com a disciplina
  5. Defina suas próprias metas. Mais que cumprir prazos e obrigações contratadas, você também pode (e deve) estabelecer suas próprias metas. Como lembra Izabel, atuar em ambiente isolado, sem objetivos e prazos definidos, pode ser uma “armadilha” ao bom andamento do trabalho. “Planeje metas de curto, médio e longo prazo e envolva pessoas que podem ajudá-lo a manter reportes constantes destes resultados, evitando o desvio de energia e resultados”, sugere.

(Foto: Marco Verch, flickr, creative commons)

Gostou? Siga o Vida Wireless nas redes sociais para acompanhar as novidades:
Facebook | InstagramTwitter | Pinterest | Linkedin

Navegar