Vida Wireless na Itália e as tendências do marketing digital para 2024

Pra quem tem perguntado onde estão os posts mostrando as experiências desta temporada #vidawireless na Itália, a resposta é resumida pelo take que o Adriano (@adrianodias) fez dia desses no nosso cantinho, na área mais rural de Bitonto, em Puglia. Dezembro está sendo um mês fora da curva, com trabalhos inesperados que me fazem priorizar o lado profissional e ocupado também o tempo livre da vida pessoal – num momento de tantas incertezas no mercado, assumo que a balança tem pesado muito mais para o lado das obrigações.

Não apenas isso, o estudo vem requisitado atenção, pois chegamos ao fim de mais uma disciplina na Must Education, mas já de olho no calendário que será retomado no início de janeiro – como trata-se de uma universidade americana, o cronograma segue o ano letivo de lá.

Na vibe de sempre, de pensar no que vem por aí no novo ano quando mais um ciclo se encerra, resolvi perguntar ao professor Vinícius dos Santos (@vinicsantos), do curso de Marketing Digital que participo, quais as tendências da área para 2024. Compartilho aqui o que ele apontou para ficar de olho:

  • Humanização: a principal continua sendo a humanização, tanto do conteúdo quanto da experiência do cliente. Não é colocar uma pessoa para atender o cliente, mas pensar toda a estratégia e fazer todo o conteúdo e automação possível (inclusive a de atendimento) de uma forma mais humanizada, usando a inteligência artificial, que será um instrumento importante na busca dessa humanização, pensando-se em escalabilidade.
  • Realidade aumentada: não é novidade, pois a realidade aumentada tem se tornado comum em dispositivos de celulares e computadores. Os óculos de realidade virtual também, mais lentamente, têm se popularizado. Mas já é bem possível fazer a simulação da realidade aumentada para atender o consumidor. Por exemplo: diante de uma peça de roupa, basta ligar a câmera do celular e o aparelho, ao fazer uma leitura da estrutura física e seu rosto, projeta a imagem de alguém com aquele item. Ou seja, há uma grande potencialidade de utilização de tal recurso no marketing digital.
  • Ultra segmentação: tal questão já está indo além do que sabemos sobre público-alvo e persona. “Estamos dando um passo para a segmentação através de dados, o que será muito explorado para o marketing digital”, comenta Vinícius. Isso permite não apenas a entrega de conteúdos, mas de serviços adequados àquele perfil, com uma forma de comunicação também adequada. Na prática, a comunicação de um mesmo produto e serviço vai chegar a cada consumidor com a linguagem adequada ao seu perfil, levando-se em conta idade, dados geográficos, preferências, ideologias e outros detalhes. Será uma comunicação inclusiva, não mais padronizada.
  • Inteligência artificial: vai continuar entrando firme e fortemente para tudo: criação de imagens, de conteúdos, de vídeos, de personas, de personalidades – inclusive de garotos e garotas-propaganda das marcas que vamos admirar. Quem vai nos comunicar sobre um produto ou serviço poderá ser alguém real, mas também ser totalmente virtual, criado por inteligência artificial, como já tem aparecido de exemplos bem-sucedidos por aí.

E você, o que espera de 2024, na vida pessoal e profissional?

* Quem quiser mais informações sobre os programas de mestrados oferecidos pela MUST University pode entrar em contato com o pessoal de lá. Tem um link direto para quem acompanha o Vida Wireless: https://conteudo.mustedu.com/cadastro-vida-wireless.

Sobre o reconhecimento do diploma no Brasil, é importante saber que o diploma pode eventualmente (a requerimento do interessado) ser reconhecido no Brasil, após realização do processo regular para tanto, na forma disposta na legislação brasileira, em especial a Resolução CNE/CES 1/2022. Diário Oficial da União, Brasília, publicado em 26 de julho de 2022.

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