Trabalho remoto e marketing digital têm mais a ver do que você imagina

Daqui a pouco, completamos 10 anos de Vida Wireless. É tempo pra caramba nessa jornada e, quando paro para avaliar tudo o que já fizemos, tanto pessoal quanto profissionalmente, dá um orgulhinho nada modesto.

Diante dessa nova jornada que eu, Glau, estou percorrendo, buscando me aprofundar no marketing digital por meio do mestrado na MUST University, resolvi fazer um paralelo entre as duas vivências: o trabalho remoto e as possibilidades dessa nova área em que estou me envolvendo. O que identifiquei é o seguinte:

  • Flexibilidade: tanto o marketing digital quanto o trabalho remoto oferecem flexibilidade em termos de horário e local de trabalho. A liberdade geográfica que ambos proporcionam, permitindo que os profissionais possam trabalhar a partir de qualquer lugar (desde que se tenha acesso à internet), é garantia de um estilo de vida muito mais equilibrado e – por que não? – saudável.
  • Aumento da produtividade: quem trabalha remotamente tem mais autonomia sobre o ambiente de trabalho, o que geralmente leva a produzir mais. No marketing digital, estratégias como automação e análise de dados (assuntos que estou estudando na disciplina da vez) permitem otimizar os resultados e alcançar melhores desempenhos.
  • Alcance global: o marketing digital permite alcançar uma audiência em qualquer lugar do mundo, por meio das redes sociais, anúncios online e outras estratégias. Da mesma forma, o trabalho remoto possibilita colaborar com pessoas e empresas de diferentes partes, ampliando as oportunidades de networking e negócios. Sabia que já contratei gente que vive em outros países, sem nunca rolar um contato “ao vivo e in loco“?
  • Redução de custos: verdade seja dita, tanto para o marketing digital quanto para o trabalho remoto é possível conseguir uma redução significativa de gastos, quando comparados ao  modelo tradicional. Como muito nômade digital e profissionais com liberdade geográfica trabalham mundo afora, não há necessidade de despesas com escritório físico e fixo, ou seja, aluguel, energia e outras despesas. Para qualquer situação, um computador e acesso à internet são mais que suficientes para manter o escritório nas costas.
  • De olho no futuro: o marketing digital e o trabalho remoto dependem do uso de ferramentas tecnológicas avançadas. Felizmente, quem adentra nesse mundo sem cabos e sem escritório tem acesso a uma ampla gama de utilitários que ajudam nas tarefas e no monitoramento de resultados.
  • Aprendizado contínuo: é difícil imaginar o trabalho remoto ou o marketing digital sem uma constante evolução (ó eu aqui correndo atrás de mais conhecimento, por exemplo). Quem quer se manter atualizado precisa investir em aprendizado contínuo e estar aberto a novas técnicas e tendências. A habilidade de se adaptar rapidamente às mudanças é fundamental, tanto em um como no outro.
  • Oportunidades de carreira: outra verdade diz respeito ao tanto de oportunidades que aparecem para o marketing digital e para o trabalho remoto. Existe uma demanda crescente por profissionais qualificados no ramo do conhecimento, que estejam igualmente prontos para atuar à distância, o que quer dizer que há espaço para crescimento e desenvolvimento profissional.

E você, concorda com esse ponto de vista? Conta nos comentários.

Ah! Quem quiser mais informações sobre os programas de mestrados oferecidos pela MUST University, vale dar uma olhada neste link.

Sobre o reconhecimento do diploma no Brasil, importante saber que o diploma pode eventualmente (a requerimento do interessado) ser reconhecido no Brasil após realizado processo regular para tanto na forma disposta na legislação brasileira, em especial a Resolução CNE/CES 1/2022. Diário Oficial da União, Brasília, publicada em 26 de julho de 2022.

Navegar