Todo mundo se adapta à vida sem fio? A resposta é curta e direta: não! Por mais que a gente estimule, defenda, instigue, divulgue esse estilo de vida profissional, temos plena consciência de que não é qualquer pessoa que se adapta ao modus operandi. Alguns simplesmente não gostam da instabilidade e da falta de rotina ou preferem a segurança e a formalidade no dia a dia, entre outros fatores. Mas para quer experimentar o trabalho remoto, principalmente como freelancer, listamos algumas características que podem ajudar nesse processo de transição.
Ser organizado
Ser remoto é ter a sonhada flexibilidade, mas não se esqueça que essa ~flexível liberdade~ também cobra uma contrapartida. Se você não se organizar, coordenando suas entregas profissionais, seus compromissos pessoais e tudo o que você quer fazer nas 24 horas do dia, sinto muito, mas a vida vai ser bem difícil de ser administrada.
Ser automotivado
Tem dia que é só alegria! É tanto feedback positivo, tantas boas notícias profissionais que você parece estar vivendo no paraíso. Dois dias depois, a história pode se tornar totalmente diferente, com projetos sendo cancelados, “nãos” ou clientes que te fazem quase chorar. Se não controlar e, mais que isso, se automotivar a continuar nesses altos e baixos, periga a montanha-russa afetar sua produtividade.
Ter experiência
É claro que, quanto mais se dedicar ao trabalho remoto, mais acumulará experiência para o dia a dia. Mas não é bem sobre isso que estou falando… Você precisa entender como as empresas (ou seja, seus clientes) funcionam, saber suas necessidades, suas práticas, seus fluxos, seus problemas. Se não souber tudo, pelo menos precisa ter uma boa noção de tudo isso. Por isso, o fato de já ter batido cartão de segunda a sexta (ou sábado) no mercado tradicional faz uma baita diferença no conhecimento acumulado que serve de base para seu trabalho remoto.
Saber planejar
Gosta de uma planilha? Sabe enxergar um projeto como um todo e lá adiante? Consegue prever (quase) todas as armadilhas que um cronograma esconde? Pois é… Isso é bem importante, principalmente se (again) você assumir vários projetos simultaneamente – vida de frila, né, gente? Tem mais: até sua agenda precisa ser planejada de maneira coerente, contemplando obrigações profissionais e da pessoais, para chegar ao fim do dia com todos os itens cumpridos.
Saber priorizar
Um dos grandes defeitos da turma que não se dá bem na vida remota é querer abraçar o mundo, tentando fazer tudo ao mesmo tempo. Das duas, uma: ou faz tudo muito mal ou não faz o que se responsabilizou – e aí, meu amigo, é o fim de todas chances de dar certo nessa vida em que você é o chefe e empregado ao mesmo tempo. Pode ser delicado, mas terá que aprender a dizer “não” para algumas coisas, inclusive para novas fontes de renda, assim como a priorizar o que precisa fazer nas horas certas.
Adaptar-se facilmente
Parece discurso para ganhar uma vaga de emprego – “me adapto super-rápido a qualquer ambiente” -, mas ter facilidade de adaptação é bem importante. Primeiro, porque você pode trabalhar com 10 equipes e empresas diferentes, dependendo de quantos projetos assuma. E vai ter que entrar no ritmo de cada uma para cumprir suas entregas, administrando diferentes fluxos paralelamente. Além disso, se optar por viajar enquanto trabalha, vai recorrer muito mais a essa skill. Neste caso, terá que se adaptar a cada nova troca de casa/ home office e a cada novo cenário de acesso à internet. É a prova dos nove!
(foto: ercwttmn | creative commons | flickr)