Boas opções de lugares para se trabalhar remotamente em Campo Grande

Quase 1.000 km separam São Paulo, a maior cidade brasileira, de Campo Grande, sede do estado do Mato Grosso do Sul. A distância, porém, não impediu que Fátima Martin trocasse de capitais há cerca de 1 ano.

Jornalista e professora de inglês, há bastante tempo ela trabalhava remotamente na metrópole paulista, onde suas aulas particulares costumavam acontecer em cafés e padarias, geralmente na Avenida Paulista e nos arredores.

À época moradora da Mooca, Fátima precisava se locomover bastante e viu-se insatisfeita com seu dia a dia. “O trânsito e a violência de São Paulo estavam me deixando sem energia e frustrada por não conseguir andar pela cidade a qualquer horário do dia”, revela.

Foi quando começou a enviar currículos para escolas de idiomas no interior e resolveu incluir a capital do Mato Grosso do Sul – para onde a família de seu irmão havia se mudado há pouco tempo – como possível novo destino.

“Pesquisei bastante sobre a cidade e entrei em contato com duas instituições. E foi tudo muito rápido! Em uma delas, a Cultura Inglesa, foram 3 dias de entrevistas e já recebi a proposta para começar a trabalhar em 20 dias”, lembra-se. A mudança aconteceu às pressas.

Hoje Fátima segue com as aulas na escola e, paralelamente, trabalha no lançamento do canal Englishcom4life, focado em entrevistas com especialistas em educação, dicas de inglês e workshops. Nessas horas, recorre aos lugares agradáveis que encontrou na “Cidade Morena” – apelido de Campo Grande por causa da cor da sua terra.

“Essa mobilidade me motiva a criar cada vez mais, seja aula ou projeto, e a aproveitar o melhor de cada lugar. Adoro o estilo de vida wireless!”, diz. A seguir, as indicações da jornalista e professora para você que vai visitar Campo Grande ou quer sair um pouco do home office na capital sul-matogrossense.

Conectivo Coworking

“Adoro lugares onde a economia criativa é empregada. E encontrei isso no Conectivo Coworking, um dos espaços de trabalho compartilhado da região campo-grandense. O lugar supercool – com bancadas e salas para até 18 pessoas – dispõe de chás, cafés, pipocas e xícaras para uso coletivo. Por um valor mensal justo, profissionais liberais de diversas áreas compartilham o espaço. Eu acredito que o melhor de trabalhar nesse tipo de espaço é a abertura para trocar ideias e fazer amizade com outras pessoas.”

Firula’s Café

“Os estilos rústico e moderno se encontram no charmoso Firula’s Café. Adoro ir até lá nos intervalos das aulas da manhã ou tarde para preparar projetos, aulas e, claro, provar um doce, tão familiar quanto os preparados pela minha avó, bolinhos de chuva ou bolo caseiro. Entre os cafés, recomendo o Cappuccino Firula’s, servido com brigadeiro no fundo da xícara. O espaço tem wi-fi e tomadas espalhadas nos assentos e paredes. O melhor período para reuniões de trabalho é o da manhã.”

  • Firula’s Café: Rua Euclides da Cunha, 1.102, Jardim dos Estados. Outras unidades: Shopping Campo Grande (Av. Afonso Pena, 4.909, loja 2019), Shopping dos Ipês (Av. Cônsul Assaf Trad, 4.634, na Livraria Saraiva) e Av. Cônsul Assaf Trad, 1.456, Mata do Jacinto.

Fran’s Café

“Aqui, sinto como se tivesse voltado para minha cidade. O ambiente familiar acalma a saudade de São Paulo. Quando morava na capital, costumava dar aulas e agendar reuniões em vários Fran’s espalhados pela cidade. Gosto de ir às sextas-feiras e aos finais de semana, porque uma hora só não basta; quero ficar trabalhando por mais tempo. O local tem dois ambientes, tomadas e wi-fi. Recomendo o chá de Cranberry com Especiarias (chá de erva-doce, syrup de cranberry, frutas e especiarias). Como o clima aqui é muito quente e seco, o Franccino é uma das bebidas geladas mais consumidas.”

  • Fran’s Café: Rua Marechal Rondon, 2.453 (esquina com Rua 13 de Junho).

Doces Momentos

“Entre a arrumação das louças e livros, precisava de uma folga para relaxar antes de continuar a organização do meu novo apartamento. Então, o meu irmão disse que me levaria em um de seus cafés favoritos. O primeiro gole de chocolate quente encorpado e uma fatia de croissant foram suficientes para me apaixonar pelo espaço. Lá fui eu novamente no final da semana, desta vez com meus livros e computador para me preparar para a primeira semana de trabalho. Com dois ambientes, a Doces Momentos também dispõe de tomadas nas paredes, wi-fi e uma variedade de doces e cafés quentes e gelados. É espaço ideal, principalmente para reuniões de trabalho”.

Leparole

“Para encontros com amigos, reuniões de negócios, shows e salas para eventos de diversos tipos, a livraria Leparole é um dos principais pontos culturais da cidade. E, sem dúvida, um dos meus lugares favoritos. O espaço bem distribuído abriga o charmoso café, no andar inferior, com um sofá, mesas e wi-fi. O lugar é tão agradável, que é impossível não apreciar a natureza do entorno por alguns minutos.”

  • Leparole: Rua Euclides da Cunha, 1.126, Jardim dos Estados.

(foto: Conectivo Coworking | divulgação)

Navegar